Hoje em dia, está sendo muito comum ver as prefeituras se preocuparem cada vez mais com a acessibilidade. E notar linhas amarelas seguindo a calçada vem mudando o cotidiano no meio urbano.

Piso tátil Calçada
Piso Tátil Calçada - Imagem: Manual para Construir

Mas afinal o que é piso tátil?

Utilizado para permitir a locomoção e o alerta para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, o piso tátil vem tomando mais espaço nos ambientes públicos e privados. Obrigatório no Brasil desde 2004, os pisos táteis são definidos pela ABNT (Associação Brasileiras de Normas Técnicas) 9050.

Possuem dois tipos, Piso tátil de Alerta, que é composto por formas circulares que tem o objetivo de informar fim de curso ou limite máximo e o Piso tátil Direcional, que é composto por três tiras com bordas circulares que tem o objetivo de informar a direção mais segura.

Comparação de aplicação correta e incorreta
Comparação de aplicação correta e incorreta - Imagem Instagram: Manual para Construir

Por padrão, a cor amarela é predominante nestas peças, pois, além de servir como guia de caminho, a cor também é acessível a pessoas que portam a deficiência de daltonismo. Mas é comum encontrar as cores alteradas por motivo de estética. Como a aplicação de inox ou preto e azul.


Piso Tátil de Alerta inox antes da escada
Piso Tátil de Alerta inox antes da escada - Imagem: Manual para Construir

De certa forma, o piso tátil ajuda todas as pessoas, independente se possui alguma deficiência ou não, pois ao segui-lo, terá certeza que será o caminho mais fácil e sem obstáculos a se percorrer.
Postagem Anterior Próxima Postagem