Conquistar a aquisição de um terreno, certamente é um momento muito gratificante, e neste momento que começa a vir muitas idéias de como construir a casa perfeita, mas também muitas dúvidas começam a aparecer.
Comprei um terreno, e agora? Imagem: Manual para Construir |
Antes de tudo, é de grande importância que você verifique se você possui em mãos todos os documentos que provam que o terreno é seu. Ou seja a Escritura ou o Contrato de Compra e Venda assinados e autenticado em Cartório. Caso aconteça de não possuir em mãos estes documentos, procure com rapidez como obtê-los, pois esta é a unica forma de provar que o terreno é seu.
Estudando o terreno
Após ter estes documentos em mãos, chegou o momento de conhecer melhor seu terreno. Para isso, inicie tirando fotos da frente, laterais e fundos do terreno. Verifique também se o terreno possui caídas, luz e água e a medida do lote.
É muito importante também incluir no relatório se o local há histórico de alagamento ou se o terreno é instável.
Auxilio de um profissional
O auxilio de um profissional da área, como um Arquiteto ou Engenheiro Civil é necessário e indispensável. O acompanhamento desde o início do contato com o terreno é importante para que o projeto posteriormente possa ser idealizado da melhor forma. Além também de gerar economia no custo final.
O profissional também é responsável por toda a burocracia que ocorre entre a obra e a prefeitura ou outros órgãos públicos que sejam necessários, o que facilita muito o resultado final para o dono da obra.
Dica Manual para Construir: Sempre quando for iniciar uma obra, contrate um Arquiteto ou Engenheiro Civil para que possa executa-la, pois na entrega da construção será gratificante tanto para o profissional quanto para você!